Qual a melhor época para procurar emprego

Vamos abordar um tema que tem causado muita “dor de cabeça” há muitas pessoas a falta de emprego. Muitos vivem uma busca incessante pelo emprego, se deixam abater pelo cansaço, e até mesmo acabam se enrolando na entrevista devido a ansiedade e perdendo excelentes oportunidades.

Se você está a procura de emprego,precisa saber a forma mais hábil de utilizar seu tempo. De modo que na busca de um novo emprego, é preciso  estar no lugar certo, na hora certa, pode ser o grande diferencial.

Pensando nisso o SPMais listou algumas dicas que vão te ajudar nessa busca por emprego te ajudando a encontrar a melhor época para procurar emprego.

Dezembro é o  mês do ano em que muitas empresas estão entrando em recesso e os funcionários estão concentrados mais nas festas de fim de ano do escritório do que na contratação de um novo funcionário.

Sendo um mês que mesmo aumentando as vagas no comércio tem um índice baixo de novas oportunidades comparados aos demais meses do ano. A concorrência com certeza não vai ser tão grande, mas ao mesmo tempo o mercado não está oferecendo muitas vagas.

Uma situação muito similar acontece entre os meses de junho e julho: com as pessoas aproveitando as férias escolares, a contratação inevitavelmente diminui. Então, não se sinta culpado por aproveitar o seu merecido descanso enquanto você busca pela oportunidade ideal. Apenas espere a vaga dos sonhos aparecer em um dos seus alertas de email.

Passado as festas começa Janeiro, que por outro lado, sempre chega com um forte aumento no número de pessoas procurando por um emprego. E apesar de admitirmos que o número de vagas também cresce depois do ano novo, isso demora um pouco. As empresas vão lentamente colocando as oportunidades no sistema.

Isso faz com que fevereiro seja um dos melhores meses para procurar um novo emprego, já e as novas vagas já estão disponíveis. Aumentando as chances de quem estar procurando emprego ter finalmente êxito em sua jornada.

Muito importante pesquisar sobre o tipo de vaga que se está procurando e a indústria que você vai atuar podem ter um peso muito grande na sua oportunidade de sucesso.

O número de oportunidades do setor público tendem a diminuir no final do ano fiscal, já que a receita destinada para o ano chegou ao fim. No entanto, é uma ótima oportunidade se você está procurando por vagas na área de contabilidade. Com todos esse balanços para serem fechados, vagas para contadores são normalmente abertas um pouco antes dessa época do ano.

Para a área da educação, você deve estar ciente que pouquíssimas vagas são abertas no começo do ano acadêmico, entre fevereiro e março. Seguindo a mesma tendência citada anterior, a época de Natal também não é muito positiva para buscar um novo cargo.  Se você pensa em começar a trabalhar no início do ano letivo, inicie a procura em outubro, antes das provas finais que normalmente acontecem em novembro.

Você precisa urgentemente tirar o peso de estar desempregado das suas costas. Não há problema algum em fazer algo fora da sua área, como garçom, vendedor de loja de shopping, atendente de cafeteria, auxiliar de escritório, o que estiver disponível. Pois é melhor qualquer emprego é melhor do que nenhum emprego.

Além disso, ficar parado só aumenta o seu desespero por um trabalho e isso pode te atrapalhar quando a oportunidade perfeita aparecer. Já pensou ser chamado para uma entrevista de emprego na sua empresa dos seus sonhos, mas na hora de ser avaliado pelo recrutador você deixa o seu desespero falar mais alto do que a sua vontade de trabalhar lá? Você com certeza perderá alguns pontos ou até mesmo a vaga.

Talvez não seja a vaga dos seus sonhos, mas procurar uma experiência temporária pode te dar uma vantagem adicional. Empresas do varejo normalmente abrem uma quantidade absurda de vagas durante a época das festas de final de ano e na páscoa, por exemplo. Essa oportunidade pode te dar a experiência que faltava na hora de conseguir um trabalho efetivo.

E o mais importante pare com lamentações e desculpinhas, corra atrás nunca desista busque sempre se aprimorar foque na área que deseja estude, pois a internet  esta repleta de cursos gratuitos e de boa qualidade.

Esperamos que com essa lista possamos contribuir com sua busca por qual a melhor época para procurar emprego. E se você já passou por alguma experiência e quer compartilhar dicas, deixe sua mensagem aqui no blog e ajude outras pessoas!

Emprego em São Paulo

Para te ajudar na busca por emprego, separamos as principais agências por região da cidade de São Paulo. Veja:

0 comentários