É cada vez mais comum, a busca de mulheres por consultórios de cirurgia plástica para corrigir algum defeitinho estético. Contudo, atualmente o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking dos países que mais realizam cirurgias plásticas. E na cidade de São Paulo não podia ser diferente o alto índice de procura por cirurgias plásticas.

Buscando se sentirem mais seguras e satisfeitas com o próprio corpo, as mulheres não têm medido esforço para eliminar ou corrigir aquilo que não as agradam ao se olharem no espelho e elevarem a autoestima.

Pesquisa, em 2016 revela que foram realizadas 2.324.245 cirurgias no Brasil, ficando atrás apenas dos Estados Unidos: 4.042.610 cirurgias plásticas.

Vale ressaltar que algumas cirurgias plásticas são importantes para a saúde do paciente e para sua autoestima, assim como, em alguns casos, sua recuperação, mas os incríveis números de procedimento realizados mostram que o quão vaidosos são os paulistas e brasileiros no geral.

E pensando nisso o SPMais listou quais as cirurgias plásticas mais procuradas em São Paulo, confira:

1 – Lipoaspiração

Liderando o ranking esta a Lipoaspiração, também é conhecida como lipoescultura. É uma Técnica para remover Depósitos de Gordura de áreas Específicas do Corpo, seja no rosto, Pescoço, abdômen ou glúteos. Ao contrário do que se possa imaginar, essa cirurgia não é recomendada para pessoas com excesso de peso.

2 – Aumento de mama (Próteses de Silicone)

Também conhecida como Mamoplastia de Aumento, é uma das cirurgias plásticas mais populares, utiliza implantes para aumentar o volume doas seios. É uma cirurgia puramente estética, mas de suma importância. Por exemplo, em caso de mulheres que tenham sofrido uma remoção da mama devido a doenças como o Câncer de Mama. Essa cirurgia te da a possibilidade de três tipos de incisão, ou seja, pode ser feito o corte transaxilar que é um procedimento mais complexo, porém a cicatriz fica escondida embaixo do braço. Pode ser periareolar que é indicado para mulheres com flacidez na pele e inframamária que é a melhor via para a prótese.

3 – Abdominoplastia

Abdominoplastia é uma das cirurgias plásticas mais populares. Diferente da lipoaspiração, a abdominoplastia retira a gordura localizada e o excesso de pele. O procedimento é capaz de remover as estrias da região, já que há remoção de pele. É uma das mais cirurgias plásticas mais procuradas pelas mulheres que passaram por várias gestações ou tiveram perda substancial de peso.

4 – Blefaroplastia

Esse procedimento melhora o aspecto das pálpebras, eliminando bolsas de gordura, rugas, etc, e ajudando a rejuvenescer o rosto. Geralmente é feita por pessoas acima dos 30 anos e é indicada para quem tem flacidez na pele das pálpebras.

5 – Redução de mama

A mamoplastia de redução da mama, é exatamente o contrário da mamoplastia de aumento, reduzindo o volume das mamas. Geralmente indicada e requisitada por mulheres com seios muito grandes que sofrem por questões estéticas ou até mesmo com dores na coluna devido ao tamanho e peso acima das características anatômicas.

6 – Mastopexia

A mastopexia também conhecida como lifting de mamas, tem como objetivo combater a flacidez e levantar os seios, mas sem alterar sua forma e tamanho. As causas dessa flacidez podem ser genéticas ou até resultado da amamentação, envelhecimento ou efeito sanfona. O que pode ser feito com a mastopexia, ela reposiciona a aréola e a pele com flacidez, elevando as mamas e desfazendo o efeito do caimento natural.

7 – Rinoplastia

A Rinoplastia modifica a estrutura nasal. Ela pode ser realizada para fins estéticos ou para corrigir e melhorar a respiração da pessoa. Ela pode ser realizada para diminuir a estrutura do nariz, osteocartilaginosas (rinoplastia de Redução) ou para aumentar o nariz com enxertos, osteocartilaginosos (rinoplastia de Aumento).

8 – Otoplastia

A otoplastia é capaz de corrigir deformações na orelha. Ela melhora a forma, posição ou até proporção das orelhas.

9 – Queiloplastia

A queiloplastia é uma a cirurgia de aumento, redução ou reconstrução dos lábios. Ela pode ser requisitada por quem apenas deseja melhorar a aparência, mas é super interessante para pessoas com lábio leporino.

Apesar da popularidade dessas cirurgias plásticas, é preciso ter em mente que cada paciente apresenta um caso diferente e que o procedimento estético não deve ser visto como uma meta de vida, mas sim como uma opção. Apenas após uma avaliação feita por um especialista será possível determinar a necessidade da cirurgia plástica ou se tratamentos menos invasivos podem corrigir tais imperfeições.

É importante que o paciente que deseja passar por qualquer cirurgia plástica esteja em condições favoráveis tanto no campo da saúde física quanto da mental e psicológica. Inclusive, fatores fisiológicos como pressão alta, diabetes e doenças crônicas não necessariamente são impeditivos, desde que estejam sob controle, mas certas situações psicológicas podem ser, como a dismorfia corporal, que distorce a visão que a pessoa tem do próprio corpo e dificulta uma projeção realista dos resultados, bem como a aceitação deles.

Pesquisa muito bem sobre o cirurgião, procure referências, pesquisa sobre o local onde será feita a cirurgia. O site da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica vai ser seu aliado neste processo. Após a escolha, ouça muito bem seu médico e siga à risca tudo o que ele recomendar, faça os exames necessários e tire suas dúvidas, inclusive sobre o pós operatório. Aliás, pós operatório que também pode ser dolorido em alguns casos e assim como qualquer procedimento você deverá ter o maior cuidado do mundo. Sua saúde é seu bem mais valioso.

Esperamos que possamos contribuir com sua busca por Quais as cirurgias plásticas mais procuradas em São Paulo. E se você já passou por algumas dessas cirurgias plásticas e já passou por alguma experiência com elas, deixe sua mensagem aqui no blog e ajude outras pessoas!

Confira nosso Guia de Saúde: