Profissões que estão em alta em 2018 em São Paulo

Em meio a crise em que o país enfrenta, com altos índices de desemprego. As pessoas tentam encontrar saídas para essa situação. Os profissionais em busca de recolocação ou movimentação na carreira não devem ficar restritos à análise de vagas permanentes, pois existem excelentes oportunidades em posições temporárias, que vão de analistas a diretores, dentro de projetos especializados.

O mercado busca profissionais capazes de ir além, sair do roteiro, apresentar resultados e ideias que façam a diferença e demonstrar entusiasmo, curiosidade e interesse pelo todo da empresa. Algumas profissões se destacam mesmo em meio a crise, e para dar aquela forcinha para quem não sabe o que fazer ou por qual caminho seguir. O SPMais trouxe as profissões que estão em alta em 2018, por isso não perca tempo e confere esse post:

CFOs – Diretor Financeiro

A formação exigida para essa profissão é Economia, Administração de empresas, Engenharia ou outras semelhantes, com MBA ou pós-graduação.  Atuará como  responsável por todo o setor financeiro, tesouraria, controladoria e tributário, bem como o planejamento e administração de riscos financeiros.  As empresas estão à procura de profissionais com este perfil que possam reestruturar suas finanças, dívidas e tributação, avaliar investimentos e as alinhem à captação financeira. Além de ser um salário bom.

Analista Contábil

Para exercer essa profissão a formação necessária é Ciências Contábeis com especializações na área. O profissional atuará na análise e controle de contas do balanço, análise de custos, planejamento e contabilidade financeira da empresa e auxílio nas tomadas de decisões do negócio.  O que as empresas buscam?  As empresas estão, cada vez mais, utilizando recursos da contabilidade como base para as decisões rotineiras do negócio, o que exige profissionais em contabilidade com bom senso de analise e escolha.

Engenheiro/Cientista de dados

Para exercer essa profissão é necessário formação em  Engenharia, Matemática, Estatística ou TI, com formação específica na área. Atuará nas análises de dados na rede, com seus conhecimentos agregados em matemática ou estatística, gestão comercial e em softwares específicos. Esse profissional é capaz de analisar uma grande quantidade de dados disponíveis na internet em big data e propor soluções para as empresas em melhorias internas, como diferenciação e aumento da rentabilidade com seus produtos.

Analista de mídias digitais

A formação exigida para essa profissão é em  Marketing, Publicidade e Propaganda ou Comunicação Social. Função responsável pelas mídias sociais, como Internet, Facebook, Twitter e Instagram, e divulgação de publicidade nesses meios. Esta profissão esta em alta, dado que a internet tem cada vez mais utilizadores, visto pelas empresas como potenciais clientes e um meio amplo de propagar suas marcas.

Controller

Para atuar nessa profissão é necessário ter formação em Administração de Empresas, Ciências Contábeis ou Economia, com especialização em controladoria. As funções exercidas são  coordenar todos os processos contabilísticos através da gestão econômica, financeira e patrimonial das empresas. O profissional é requisitado principalmente por empresas de grande porte, que possuem um elevado número de investidores e matrizes que exigem profissionais qualificados para o controle financeiro do negócio.

Analista de investimentos

Esse profissional precisa ter formação em Economia, Administração de Empresas ou Engenharia, mais certificação para o cargo. Atuando em bancos ou financeiras nas estratégias de negócios e planejamento financeiro de empresas clientes. Com as constantes mudanças no mercado financeiro este profissional passou a ter mais contato com clientes e a ter um papel mais ativo como alguém que analisa e faz recomendações.

Gerente ou sócio de contencioso cível

Formação necessária em  Direito, com especialização na área. Atuará no meio jurídico em processos de cobranças, disputas judiciais e conflitos de interesse. Os casos que envolvem esta área têm aumentando constantemente após períodos de recessão na economia. Por isso essa profissão tem se destacado.

Business Partner em RH

A Formação exigida nessa profissão é Economia, Recursos Humanos ou Administração de Empresas, com especialização de generalista em RH. Atuará  elaborando estratégias e intervir na cultura e nos valores da organização. É fundamental conhecer todos os processos. Essa profissão está em alta, empresas buscam profissionais que liderem ativamente os recursos humanos e melhore os valores da organização.

Desenvolvedor de aplicativos

A profissão de Desenvolvedor de aplicativos exige formação em Engenharia de Software, Ciência da Computação ou semelhantes, com especialização específica.  O profissional atuará na criação e desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Esta em ascenção,  pois associado ao crescente número da venda de smartphones e, consequentemente, usuários de aplicativos, necessita cada vez mais de profissionais qualificados.

Gerente de franquias

O Gerente de Franquias deve ter formação em  Administração de Empresas ou semelhantes. São funções inerentes dessa profissão direção e expansão do negócio em franquias e contatos frequentes com os franquiados. As  empresas que procuram expansão por meio de investidores terceiros necessitam da atuação deste profissional. O profissional tem que ser proativo, ter boa comunicação, pois o contato com clientes tem que ser constante.

Auditor Interno

Esse profissional precisa ter formação em Ciências Contábeis ou Administração de Empresas, mais especialização.Sua função é acompanhar o andamento dos processos da empresa de forma sistemática, auxiliando os gestores e adicionando valor às operações. Cada vez mais empresas buscam aumentar a garantia de qualidade dos processos que possuem, necessitando desse profissional para gerir esses processos.

Gerente de transformação digital

Marketing, Economia ou Administração de Empresas, com especialização em ferramentas digitais são as formações exigidas para atuar nessa profissão. Atuando como responsável por modernizar o marketing das empresas através de ferramentas digitais.  As empresas que estão passando por transformação digital, principalmente bancos, necessitam deste profissional para liderar estes tipos de projetos.

Advogado Societário e Contratual

A formação necessária é Direito, com especialização na área. Esse profissional atuará nas áreas de direito societário, tributário ou como generalista de empresas. Esta em alta no movimento de empresas que procuram este profissional que intervém no meio corporativo.

Gerente de facilities

A formação exigida é Economia, Engenharia ou Administração de Empresas. As funções da profissão  gerenciar  toda a funcionalidade do negócio, com foco na administração, estruturação e processos da empresa. Este profissional pode reduzir custos e melhorar a organização de maneiras mais práticas.

Técnico em mecatrônica

A formação exigida é curso técnico da área, mais um registro no CREA do estado onde trabalha. Atuando na combinação de conhecimentos de elétrica, mecânica e informática para criar máquinas inteligentes controladas por computador. As empresas que estão a se atualizar no meio tecnológico e necessitam deste profissional.

Esperamos que  possamos contribuir com sua busca por profissões que estão em alta em 2018 em São Paulo. Deixe sua mensagem aqui no blog com sugestões!

Emprego em São Paulo

Para te ajudar na busca por emprego, separamos as principais agências por região da cidade de São Paulo. Veja:

0 comentários