O que fazer em São Paulo num final de semana

Que São Paulo tem um milhão de coisas para fazer, todo mundo sabe. Às vezes ficamos até perdidos com tantas opções. Quem mora há pouco tempo na capital paulista sabe bem da ampla variedade de programas, mas também pode ter certa dificuldade para escolher o que fazer depois de uma semana cheia de trabalho.

Uma coisa é certa: você não quer ficar em casa em uma cidade tão rica em cultura e entretenimento. Pensando nisso, nossa equipe selecionou 9 programas muito bacanas que você precisa fazer em São Paulo e que vão adicionar mais alegria e cultura na sua vida.

Caminhar na Avenida Paulista

Um dos maiores símbolos da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista é, além do maior centro financeiro da América latina, um verdadeiro reduto de diferentes culturas. Por lá circulam pessoas de todas as tribos que contribuem muito para a miscigenação do local.

É fato que dentre os prédios que fecham a Avenida Paulista, sua grande maioria é repleta de grandes empresas de vários segmentos e instituições financeiras, mas nem só disso ela respira.

Você também encontra lazer com o Parque Trianon ou com o Shopping Pátio Paulista, encontra também entretenimento no Teatro Gazeta, nos cinemas e lojas especializadas como a Fnac, e claro, a cultura está presente através dos artistas de rua que estão frequentemente fazendo suas apresentações, as feirinhas com objetos artesanais que ocorrem na calçada do Parque Trianon e os hippies que vendem sua arte em forma de adereços e acessórios.

Chegar à Avenida Paulista é muito fácil, seja por carro, ônibus ou metrô. Mas, hoje, um dos meios de transporte que a população mais vem aderindo é a bicicleta, seja para trabalho ou apenas lazer.

Dezenas de grupos cada vez maiores partem de todas as zonas da cidade em direções variadas, e em grande parte, passam pela Avenida Paulista, que agora aos domingos é fechada para o lazer dos paulistanos.

Confira dicas de hospedagem barata próximo a Avenida Paulista.

Curtir a história no Museu do Futebol

Os apaixonados por futebol não podem deixar de conhecer o Museu do Futebol. Localizado dentro do tradicional Estádio do Pacaembu, a exposição ajuda você a mergulhar da história do futebol brasileiro.

São fotos históricas de diversos times do país, taças, objetos pessoais dos maiores jogadores de todos os tempos, além de diversas atividades culturais voltadas para crianças e adolescentes.

Você pode conferir toda a programação do Museu do Futebol através do site.

Comer bem no Mercadão Municipal

O tradicionalíssimo Mercadão Municipal de São Paulo reúne em um só local muita história e comida boa. No térreo, você conta com dezenas de boxes que oferecem uma infinidade de alimentos e produtos que são divididos entre açougues, empórios, avícolas, mercearias, laticínios, diversos, peixarias, quitandas e gourmet.

Encontre frutas exóticas, peixes frescos, temperos e condimentos especiais, carnes bovina, suína e aves variadas. Isso tudo, com o atendimento especial de famílias que estão há várias gerações no mesmo negócio.

Mas, além de todos esses itens, no mezanino você encontra várias lanchonetes que servem os especialíssimos sanduíches de mortadela que são muito procurados e também os pastéis de bacalhau que saem aos montes durante os finais de semana.

Se exercitar no Parque do Ibirapuera

Quem gosta de se exercitar e praticar esportes, encontra no Parque do Ibirapuera um amplo espaço para a prática dos seus esportes favoritos. São mais de 1,584 km² de área cheia de árvores e pequenos trajetos, próprios para caminhadas, pedaladas e outras atividades.

Quem gosta de pedalar, curte vias sinalizadas que dão a volta em todo o parque. Além disso, no parque estão disponíveis bicicletas para locação, trazendo comodidade para quem não quer ir até o parque pedalando. Aos corredores de plantão, os circuitos possibilitam pequenos e médios treinos.

Nas áreas gramadas é possível reunir a família e os amigos para um piquenique ou praticar atividades como peteca, vôlei, queimada ou o que a imaginação mandar. Na área próxima ao MAM, existe um espaço coberto amplo e com piso liso que faz a alegria dos patinadores e skatistas. Na hora da fome, lanchonetes espalhadas pelo parque servem desde água de coco, até lanches naturais e sucos diversos.

A parte cultural do Parque do Ibirapuera fica por conta do MAM – Museu de Arte Moderna, da OCA, e do Museu Afro Brasil que recebem exposições belíssimas e o auditório Ibirapuera, que abriga shows e apresentações de artistas renomados da música brasileira.

Por último, o ginásio do Ibirapuera que recebe eventos esportivos como jogos de vôlei e futsal, de campeonatos regionais até mundiais.
Gastronomia paulistana
A cidade de São Paulo é extremamente rica na questão gastronômica. Restaurantes, lanchonetes, traillers e foodtrucks oferecem uma infinidade de pratos e sabores, agradando a todo tipo de paladar.

A dica aqui não é para nenhum restaurante específico, mas sim para conhecer a culinária diversificada da cidade num todo. Você gosta de comida japonesa? Existe uma quantidade enorme de restaurantes japoneses que servem dos tradicionais sushis, até pratos exóticos e exclusivos. Se sua preferência for comida italiana, as melhores cantinas e trattorias trazem aos clientes todo o clima italiano de comer, com muita fartura e conversa. Ainda sobre culinária italiana, quem não gosta de uma pizza no sábado à noite? Há também uma infinidade de churrascarias com cortes macios e suculentos das melhores carnes, os tantos e tantos bares, como os bares da Vila Madalena, que juntam uma galera bonita para tomar uma cerveja gelada com porções de dar água na boca.

Mas você também encontra restaurantes franceses, mexicanos, chineses, vegetarianos e veganos e de tantas outras especialidades. Enfim, aqui você não passa vontade de nada!

Fazer compras em São Paulo

Todo mundo gosta de sair para fazer compras, e em São Paulo você encontra de tudo. De roupas à carros luxuosos, barcos etc. A cidade é repleta de espaços e avenidas que unem uma grande quantidade de lojas voltadas para os mais diversos públicos.

Quem nunca ouviu falar da 25 de Março, o maior centro de comércio popular da cidade, quem oferece desde brinquedos até bijuterias e semi-jóias, ou do Brás com suas ofertas imperdíveis de roupas e acessórios? Há também a feirinha da madrugada onde os vendedores expõem seus produtos em um horário não muito convencional, mas que já se tornou tradicional.

Já citamos os principais locais de comercio popular, mas e os principais pontos para quem tem um poder aquisitivo maior? A Rua Oscar Freire, por exemplo, reúne uma quantidade grande de lojas de grifes famosas em um calçadão muito bonito. Para aqueles que gostam de carros importados e potentes, a Avenida Europa possui várias lojas com modelos um mais bonito que o outro.

Os Shoppings são muito populares e a capital paulista conta com vários espalhados por todos os cantos. São uma excelente combinação de lojas, praça de alimentação e entretenimento, com cinemas, playgrounds e muitas vezes recebem pequenas exposições, que encantam o público. nas datas mais importantes do ano, como páscoa ou natal, a decoração dos shoppings costumam chamar bastante atenção, fazendo com que adultos e crianças entrem no clima e gastem mais com presentes.

Você é daqueles que gostam de observar o céu, contar estrelas e esperar pela passagem de um cometa, uma chuva de meteoros ou simplesmente ver uma estrela cadente (e ainda fazer um pedido)? Fica intrigado com os segredos e mistérios do universo? Então você precisa visitar os planetários da cidade.

O Planetário Ibirapuera Prof. Aristóteles Orsini, o primeiro do país, atrai adultos e crianças que ficam fascinados com tudo que o espaço oferece em termos de conhecimento e interação através de projetores que levam o visitante a uma verdadeira viagem pelo espaço.

O Planetário do Carmo possui um dos projetores mais modernos no mundo, onde você só encontra iguais na Europa ou EUA. Passear em meio às estrelas, planetas, constelações, do sol e tudo que inclui a imensidão do universo.

Em ambos planetários possuem sessões diárias para turmas de escolas, marcadas com antecedência, e aos finais de semana para o público em geral. As sessões são gratuitas, mas é preciso conseguir seu ingresso de forma antecipada, pois a procura é muito grande.

Respirar ar puro no Parque Estadual Alberto Löfgren

Estar mais perto da natureza em meio a agitação da cidade de São Paulo parece um sonho distante para muitos, mas no Parque Estadual Alberto Löfgren isso está mais perto do que se pensa. Antigo Horto Florestal, localizado na zona norte, o parque reúne 47.875km² de área protegida, sendo grande parte mata atlântica.

Muito procurado para caminhadas e corridas ao ar livre, o parque transmite tranquilidade e paz para seus frequentadores, que respiram o ar puro que não encontram dentro da cidade grande.

Curtir a noite pegando uma Balada

A noite de São Paulo ferve, aliás, a cidade é conhecida como aquela que nunca dorme. A diversão na noite paulistana é garantida com dezenas de baladas que agradam todos os públicos. Do pop ao rock, do samba ao sertanejo, as casas noturnas estão sempre lotadas.

Quem curte o estilo country ou sertanejo, estilo muito popular nos dias de hoje, encontra baladas nos 4 cantos da cidade, mas principalmente nas zona sul e oeste. Villa Mix, Villa Country e Wood’s estão entre as principais. Os sambistas e pagodeiros da capital curtem se encontrar e fazer suas rodas nos bares tais como Traço de União, Templo Bar de Fé, Vila do Samba, Bar Mangueira e Capella Beer. A cerveja gelada, o pandeiro e cavaquinho não param.

O rock se mantém vivo com baladas como o Morrison Rock Bar, Manifesto Rock Bar, Inferno Club, Café Aurora, Café Piu Piu e tantos outros. E para quem gosta da batida eletrônica: D-Edge, Clash Club, Lions Nightclub, Lab Club e Hot Hot. Isso, só para citar algumas.

Conclusão: Ficar em casa por falta de opção não é desculpa para ninguém. Seja para passear ou curtir a noite, comer bem ou conhecer melhor a história da cidade, São Paulo oferece tudo isso e mais um pouco com maestria.

E você, já fez algum desses programas? Tem vontade de fazer algum deles? Conte para nós sua experiência e contribua com nossos leitores através de um comentário aqui embaixo!

0 comentários