Dicas para você curtir o verão mais tranquilo

Seja onde você for praia, clube, piscina, tem sempre que cuidar de certos detalhes para que não se torne um pesadelo o verão. Afinal o calor esta demais nessa época e importante tomar os devidos cuidados.

Muitas pessoas com a correria do dia-a-dia acabam se esquecendo de cuidados mínimos, e depois acabam sofrendo as consequências. Dentre essas diversas dicas listamos algumas para você aproveitar essa estação deliciosa.

1- Cuidar da pele

Tomar sol pode ser uma atividade muito saudável desde que  feita da forma correta. No verão, o uso de protetor solar é obrigatório o tempo todo, pois este produto é capaz de absorver ou refletir a radiação solar, poupando danos permanentes na pele. O ideal é que o Fator de Proteção Solar (FPS) seja sempre superior a 30, e adquira um para o rosto e outro para o corpo. Cada fórmula é feita especialmente para a área do corpo onde deve ser usada. Reserve as atividades ao ar livre para os períodos de sol saudável: antes das 10h e após às 16h. Na praia ou na piscina, não dispense a companhia do chapéu ou do guarda-sol.

2- Tomar bastante água

Esta recomendação é a mais importante para que o verão seja um período agradável, sem as dores de cabeça, enjoos, febre e fraqueza da desidratação. O suor  é o meio do corpo para controlar sua temperatura – com as altas temperaturas do verão, é preciso eliminar mais suor para manter a temperatura corporal adequada. O problema é que grandes quantidades de suor eliminam grandes quantidades de líquidos e sais minerais do organismo. Se não houver reposição adequada e suficiente destes líquidos e sais perdidos, o corpo entra em desidratação e o mal-estar é generalizado. Por isso, esteja sempre com uma garrafa de água fresca na mão e beba várias vezes ao dia – busque tomar 2 litros diários.

3- Brincar na água

A grande atração do verão é se deliciar com longos banhos de mar, rio ou piscina, principalmente para as crianças. Estas atrações são muito convidativas nos dias quentes, mas exigem grandes cuidados e responsabilidade: para evitar acidentes e afogamentos, a atenção precisa ser constante. Os pais não devem permitir que crianças menores de 10 anos entrem no mar ou rio desacompanhadas, e as idas à piscina devem ser igualmente monitoradas. Antes de ir à praia ou ao clube, é essencial que os pais orientem as crianças sobre os riscos envolvidos nos ambientes aquáticos e conversem sobre os cuidados obrigatórios a serem tomados ao entrar na água.

4- Alimentação

Verduras e legumes são alimentos ricos em água e, por isso, eles ajudam a hidratar o corpo. Ingira, no mínimo, 3 porções por dia. As frutas são boa fonte de água, carboidratos, vitaminas e minerais. Elas podem ser consumidas como sobremesas e, também, como opção para pequenos lanches entre as refeições principais. Ingira, pelo menos, 3 frutas por dia. Na praia, as batidas de frutas são excessivamente calóricas. Prefira sucos de frutas naturais ou água de coco para se refrescar. Uma boa opção para quem for à praia é levar uma bolsa térmica cheia de frutas e água. Quando a fome bater, dispense as frituras e batidas dos quiosques e consuma alimentos mais saudáveis. Na praia, preste atenção na qualidade e higiene dos alimentos que são oferecidos. O calor favorece a proliferação de fungos em bactérias reduzindo o tempo de vida útil do alimento.

5- Ingestão de bebidas alcoólicas

Para muitos mamanjos, curtir o verão é sinônimo de cerveja e caipirinha geladas. Mas talvez esta não seja a melhor opção: o álcool expulsa a água das células do corpo através da abundante produção de urina. O consumo excessivo de álcool provoca perda exagerada de líquido pelo organismo que  juntamente com a transpiração para regulagem da temperatura corporal nos dias quentes, cria-se o cenário perfeito para levar o corpo à desidratação de maneira muito rápida. Pode até beber uma cervejinha  mas para não correr riscos, modere na quantidade e sempre intercale com ingestão de água.

6- Cuidados com os olhos

Esse acessório vai muito além do estilo, óculos escuros são uma questão de saúde. Se você acha que o sol não agride os olhos da mesma forma como agride a pele, está muito enganado,  a proteção precisa ser completa. Mas aqui surge uma importante questão: Óculos comprados em camelôs por preços simbólicos não possuem qualquer tipo de proteção contra raios ultravioletas em suas lentes  e pior: ainda facilitam a ação dos raios solares, pois o escuro que fornecem permite que as pupilas se dilatem, facilitando a entrada da radiação. Sabendo disso, invista em bons óculos de sol.

7- Cuidados com os cabelos

Os fios também sofrem durante o verão e precisam de cuidados específicos para ficarem bonitos e saudáveis. Confira como cuidar dosseus fios:  Use leave-in com filtro solar; Faça hidratações caseiras nas pontas semanalmente, especialmente se você tem usado piscinas ou ido à praia com frequência; Se possível, deixe de usar secador e chapinha ou use-os menos vezes por semana; Evite molhar o cabelo com a água da piscina todos os dias. Sempre que puder, prenda o cabelo em um coque alto e evite expor seus fios ao cloro presente na água; Use um chapéu ao caminhar em áreas descobertas e ao curtir um dia de piscina ou praia. O couro cabeludo também precisa de proteção e também queima e descama tanto quanto a pele.

9- Cuidados com os pés

Isso mesmo os pés também precisam de cuidados, no verão os pés costumam ficar mais expostos e por isso também precisam de cuidados para que dias na praia caminhando descalça pela areia não se tornem uma dor de cabeça. Aplique protetor solar nos pés e nos dedos, essa área do corpo também precisa de proteção e pode ficar com uma marca desagradável do chinelo caso você esqueça o protetor; Ao calçar sapatos mais fechados, aposte nos talcos para pés para evitar o mau cheiro e não deixe os pés úmidos por muito tempo para evitar o aparecimento de fungos; Em vez de lixar os pés, esfolie suavemente. Lixar a pele é uma agressão e isso acaba tornando o calcanhar ainda mais grosso. Para tirar a pele “morta”, faça apenas uma esfoliação; Evite calçados com tiras apertadas. No calor, os pés tendem a inchar e, além de ser muito incômodo, isso vai deixar seus pés com uma aparência “sofrida”; Depois de um dia de muita caminhada, faça um escalda-pés relaxante para aliviar o cansaço.

Esperamos que com essa lista possamos contribuir para que seu verão seja de qualidade .E se você já conhece algumas  dessas dicas e já passou por alguma experiência, deixe sua mensagem aqui no blog e ajude outras pessoas.

0 comentários