A cada ano passa a cidade se firma como uma representante do gênero em musicais, que apresenta um público variado, ansiosos por novidades e também grande admirados de clássicos musicais consagrados. Em 2019 a programação de musicais está recheada de produções da Broadway, incluindo reestreias de sucessos, espetáculos originais brasileiras, que celebram ritmos nacionais e até musicais menores e intimistas que fazem parte do circuito alternativo da cidade.
Pra você não perder nenhum musical da temporada de 2019, o SPMais listou musicais do primeiro semestre de 2019. E não é só pra quem mora na capital mas também para quem têm planos de viagem pra São Paulo e gostaria de incluir alguns musicais no seu roteiro. Confira Atrações de Teatro Musical de São Paulo em 2019:

Janeiro

O Fantasma da Ópera

O Fantasma da Ópera é uns dos musicais de maiores sucessos do ano passado em São Paulo, com ingressos disputados e casa lotada em todas as sessões, para alegria de quem ainda não conseguiu assistir, ela reestreia nos palcos do Teatro Renault em janeiro. A temporada está com ingressos a venda até 28 de abril, há especulações de que O Fantasma da Ópera vai ficar em cartaz até o segundo semestre de 2019, a produtora do musical, não anunciou outras produções para essa temporada.

Tick Tick … Boom !

O musical Tick, Tick … Boom ! criado por Jonathan Larson, volta aos palcos do Teatro Faap pra uma nova temporada em 2019. Primeira produção da companhia Paralela, o musical têm direção de Bel Gomes e Leopoldo Pacheco. Tick Tick … Boom ! retrata a vida de três artistas que questionam as suas escolhas de vida aos 30 anos, enquanto analisam o tempo que passou e o que avança.

A Bela e a Fera – O Espetáculo Musical

Outra reestreia na temporada de musicais em São Paulo em 2019 é A Bela e a Fera – O Espetáculo Musical retorna ao Teatro Net SP a partir do dia 04 de janeiro para curta temporada. A produção conta com 50 integrantes, entre atores, bailarinos, cantores e músicos da orquestra, apresenta 200 figurinos, cenários grandiosos e projeções em vídeo 3D..

Cinderella

O musical Cinderella é mais uma produção do diretor Billy Bond que volta ao Teatro Bradesco a partir de 4 de janeiro. A super produção que conta a história da famosa gata borralheira, apresenta cenários 4D, orquestra ao vivo, palco giratório e muitos efeitos especiais e de iluminação para envolver o público.

Um dia na Broadway

O musical Um dia na Broadway volta novamente para os palcos do Teatro Bradesco em 2019 para uma curta temporada, com reestreia marcada para o dia 11 de janeiro. Um dia na Broadway é um tributo aos musicais clássicos como Les Miserables, West Side History, Grease, Mamma Mia, Chicago e Evita, acompanhado de números aéreos, levitação e efeitos especiais.

Rua Azusa – O Musical

Estreia no Teatro Brigadeiro, Rua Azusa – O Musical, produção da Cia Nissi que mescla a história de William Seymour, pastor líder do movimento Rua Azusa, que lutava pela igualdade racial no Estados Unido e Elizabeth que cem anos depois inspirada na história de Seymour, encontra forças pra enfrentar um grande conflito na sua família. A direção é de Caique Oliveira.

Concertando na Broadway

Estreia dia 16 de janeiro no Teatro Sergio Cardoso o musical Concertando na Broadway, que reúne canções de vários clássicos famosos, como Grease, Funny Girl, Os Miseráveis, O Fantasma da Ópera, Cats, Cantando na Chuva, Um Violinista no Telhado, Cabaret, A Noviça Rebelde e muitos outros, criando uma sátira divertida e original. A direção é da dupla Goldman e Steves, no elenco estão o diretor Claudio Goldman, Muriel Aronchi e Sady Medeiros.

O Som e a Sílaba

Volta para uma curta temporada em São Paulo a partir do dia 18 de janeiro, no Teatro Opus, o musical O Som e a Sílaba, uns dos musicais brasileiros mais premiados dos últimos anos. Com texto e direção de Miguel Falabella, a comédia musical retrata a relação de duas mulheres muito diferentes, que tentam lidar com suas dificuldades e limitações de uma forma divertida, enquanto se ajudam, sendo que uma possui síndrome de Asperger e a outra autismo funcional.

Avesso – O Musical

Avesso – O Musical retorna ao Teatro Nair Belo a partir do dia 18 de janeiro. O enredo narra um grupo de alunos que sequestra um professor para exigir melhores condições de ensino do novo reitor, contudo a situação foge do esperado, tomando proporções inesperadas. O musical traz para o teatro som de cinema e muitas cenas de luta e ação. A direção fica por conta de Hudson Glauber.

A Estranha Vida de Owie Jones

O musical infanto juvenil A Estranha Vida de Owie Jones da Coletiva Maré estreia dia 19 de janeiro no Centro Cultural São Paulo. Inspirado na vida de David Bowie, o musical conta a história de Owie Jones, um mercuriano integrante de um banda de rock, que devido a luz de um meteoro que passou no planeta no dia se nascimento, ficou com um mancha no rosto, sendo mau visto pela sociedade mercuriana. A direção é de Rafael Martín França, que também faz parte do elenco.

Fevereiro

Lisa, Liza e Eu

Trata-sede um monólogo musical Lisa, Liza e Eu, reestreia no Teatro Anne Frank para curta temporada no dia 02 de fevereiro. O espetáculo apresenta a história da cantora Lisa, uma artista que busca o sucesso, tendo como referência a diva da Broadway Liza Minelli, que é homenageada com seus principais sucessos musicais. Lisa, Liza e Eu foi escrito por Cacau Hygino e conta com direção geral de Edu Berton.

Só de Amor …

A comédia musical em forma de monólogo, Só de Amor … no Teatro Porto Seguro a partir do dia 06 de fevereiro. Traz uma cantora que durante seu show, embala o público em meio a uma crise de pânico. O espetáculo utiliza números de platéia, cenas cômicas, improvisos e muita música pra retratar situações vivida no cotidiano.

Março

Pippin – O Musical

Depois de uma temporada bem sucedida no Rio de Janeiro, Pippin – O Musical, assinado pela dupla Moeller & Botelho, chega em março em São Paulo. Considerado uns dos musicais mais revolucionário da Broadway, possui músicas e letras de Stephen Schwartz (Wicked e Godspell), texto de Roger O. Hirson e coreografia de Bob Fosse. O enredo gira em torno do Príncipe Pippin, que segue uma jornada existencial em busca de um sentido na sua vida

Sunset Boulevard

Sunset Boulervad é uns dos clássicos musicais de maiores sucesso de Andrew Lloyd Webber, que chega em março no Teatro Santander, protagonizado por Marisa Orth e Daniel Bona Ventura. O musical é baseado no filme Crepusculo dos Deuses, em que Norma Desmond, uma atriz esquecida de cinema mudo, tenta retornar ao estrelato, quando encontra o roteirista Joe Gillis. O musical conta com a direção de Fred Hanson, direção musical de Carlos Bauzys e coreografia de Kátia Barros.

Billy Elliot – O Musical

Billy Elliot – O Musical chega aos palcos do Teatro Alfa a partir do dia 15 de março, com produção do Atelier Cultural. O musical é inspirado no filme do mesmo nome lançado em 2000, que narra a história do jovem Billy, filho de mineiros britânicos que sonha em ser um bailarino.

70 ? Década do Divino Maravilhoso Doc. Musical

Depois do sucesso de 60! Década de Arromba – Doc. Musical, chega ao Teatro Net SP, a partir do dia 14 de março, 70 ? Década do Divino Maravilhoso Doc. Musical, que é a segunda parte da trilogia documental da dupla Frederico Reder e Marcos Nauer. O musical busca retratar de forma cronológica, o momentos marcantes dos anos 1970, embalados por mais de 250 sucessos da época. A produção conta com a participação especial do grupos As Frenéticas.

O Frenético Dacin’ Days

A boate Frenetic Dancing´ Days Discotheque, que agitou por 4 meses as noites cariocas, virou tema de novela e lançou As Frenéticas, renasce no musical O Frenético Dacin’ Days, com previsão de estréia para o dia 15 de março no Teatro Opus. O texto do musical é de Nelson Motta e Patrícia Andrade, a direção é de Deborah Colker, que também assina a coreografia com Jacqueline Motta. O musical traz hits e personagens que marcaram a história da boate e da cultura da época.

Bulying – O Musical

Com estréia marcada para 16 de março no Teatro West Plaza, o espetáculo Bulying – O Musical, vai retratar temas como suicídio, sexualidade e cyberbullying, enquanto apresenta um grupo de amigos que tenta sobreviver no ensino médio. O musical têm direção de Allan Oliver e Breno Ganz, direção musical de André Cortada e letras de Rafael Oliveira.

Aparecida – Um Musical

A padroeira do Brasil é inspiração para Aparecida – Um Musical que estréia no dia 24 de março no Teatro Bradesco. O musical têm texto de Walcyr Carrasco e vai apresentar 20 canções inéditas compostas por Carlos Bauzys que também atua como diretor musical, a direção e coreografia fica por conta de Fernanda Chamma. O musical apresenta a história de Clara e Caio, um casal sem crença e religião, que embarcam em uma jornada espiritual de fé esperança, quando Caio é diagnosticado com câncer.

Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro

O musical Dona Ivone Lara – Um Sorriso estará em curta temporada no Teatro Sergio Cardoso dos dias 22 a 25 de março. O musical busca retratar em tempos diferentes, sem ordem cronológica, momentos que marcaram a vida de Dona Ivone Lara, cantora e compositora, conhecida como a Rainha do Samba. A idealização do musical é de Jô Santana, com direção de Elísio Lopes e direção musical de Rildo Hora.

Abril

Gota D’Água [A Seco]

A turnê de Gota D’Água [A Seco] estará em São Paulo a partir do 17 de abril no Teatro Porto Seguro. O musical foi adaptado do original de 1975 pelo diretor Rafael Gomes. O texto é de Chico Buarque e Paulo. O enredo inspirado na tragédia grega Medeia de Eurípedes, é transportado pra um conjunto habitacional no subúrbio carioca, onde Joana e Jasão, fazem um embate, amoroso, político e pessoal.

Cangaceiras

O musical Cangaceiras, que têm parceria entre o Centro Cultural FIESP e a Velloni Produções, têm estreia prevista no Teatro Sesi em abril. A produção do espetáculo é de Rodrigo Velloni, com texto de Newton Moreno (O Grande Circo Místico) e direção de Sergio Módena.

Cirque Du Soleil – Ovo

A consagrada companhia Canadense Cirque Du Soleil volta ao Brasil com o espetáculo Ovo, que conta a história de uma comunidade de insetos que é surpreendida quando um ovo aparece, dele surge um inseto misterioso, que fica fascinado por uma joaninha. O espetáculo é dirigido pela brasileira Deborah Colker e têm inspiração na cultura brasileira e conta com uma trilha sonora marcada por ritmos típicos como a bossa nova, samba, xaxado e entre outros. A estreia em São Paulo está marcada para 19 de abril.

Junho

O Despertar da Primavera

Moeller & Botelho, responsáveis pela versão brasileira de 2009 de O Despertar da Primavera, assinam novamente a versão de 2019, que têm previsão de chegar no Teatro Porto Seguro em junho. A versão de 2006 na Broadway que ganhou 8 Tony Awards, e se consagrou ao abordar temas considerados tabus na adolescência, ao retratar um grupo de adolescentes no século XIX. O musical é baseado na obra do alemão Frank Wedekind.
Esperamos que com essa lista possamos contribuir com sua busca por Atrações de Teatro Musical de São Paulo em 2019. E se você já conhece algum desses lugares e já passou por alguma experiência com eles, deixe sua mensagem aqui no blog e ajude outras pessoas!